resenha

Como Woody Allen Pode Mudar Sua Vida – Éric Vartzbed + Filmografia

giphy

Não foi um livro fantástico, já vou dizendo, e provavelmente nunca mais o lerei. Apesar de ter marcado uma quantidade razoável de citações que achei inteligente, o livro não despertou nada demais em mim. Ok, que não é ficção, não existe muita coisa para se tirar, mas também não é auto ajuda, é apenas um livro que reflete sobre a obra de Woody Allen e como ela se relaciona diretamente com os problemas e aspectos do ser humanos enquanto sociedade.

Análise é a palavra chave em filmes de Woody Allen, e vai ser a palavra chave neste livro. Afinal, foi um analista que o escreveu e de forma bastante deliciosa eu diria. Não dizem que o cinema é uma terapia? Woody Allen leva isso a outro nível e Éric Vartzbed usa dessa experiência profissional da psicologia para analisar a experiência – foram 36 anos – como paciente de Woody Allen.

Vartzbed faz um passeio, por tópicos, pelos filmes de Allen. Analisando como aquele tópico se apresenta no filme, como os personagens lidam com o tal e como Woody também usa dessa artimanha em variados filmes. O gostoso do livro, para faz de Allen,  é relembrar seus filmes e se conectar com as personagens tão heterogêneas de seus filmes, personagens diferentes mas que são reinventadas em outros filmes de diversas formas. O que Vartzbed chama atenção é que nos filmes do diretor não há nada mais que a própria vida retratada, a sua, a dele e a de qualquer individuo inserido num universo urbano.

Eu adoro a obra de Woody Allen, mas ela tem alguns defeitos que me incomodam, e são defeitos do próprio diretor como pessoa. Mas mesmo esses defeitos são ironizados em seus filmes e ironizados também no livro de Vartzbed. Com uma escrita suave ele leva você até determinado ponto, depois decai, fica chato, diferente de Allen que te leva até o final do filme e ainda fica aquele gosto de quero mais.

Bom para ler despreocupadamente em uma tarde, para refletir sobre alguns pontos e seguir a vida. Ou nem ler.

Como um plus deixo aqui a filmografia de Woody Allen, para quem não conhece:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s