resenha

Me Before You (Como Eu Era Antes de Você) – Jojo Moyes

Ler Me Before You foi unir o útil e agradável. Ler um livro tão falado atualmente do qual eu não tinha esperanças nenhuma de ser bom (eu não sou uma garota de YA) e lê-lo em inglês.

Pois eu li e posso dizer que é um bom livro, um livro que não superou minhas expectativas, não me passou grandes mensagens, mas me fez parar para analisar pequenas atitudes que temos em relação à vida.  Um livro que pra quem gosta do gênero VAI ser bom, então não se sinta desencorajado de ler, vá em frente.

Louisa é uma personagem individual. Individual no sentido de ser bastante original, e sem esforço você se vê gostando dela. Uma otimista que encara a vida de forma leve. Enquanto Will é o homem sério, bastante abalado por se ver puxado à força da sua vida de extremos ao sofrer um acidente que o bota numa cadeira de rodas. São personagens bons, porém infantilizados. Talvez seja isso que tenha mais me incomodado na história. Uma tendência de romances como esses é essa infantilização que seria muito mais propicia por em pessoas no começo da vida adulta.

Mas é um livro que supera bastante o que realmente é posto ali nas páginas. É um livro sobre crescimento, sobre escolhas, sobre amor, sobre dedicação. Mas que pra mim, muitas vezes não foram temas bem explorados, não do jeito que poderiam ser. Eu me vi lendo um livro que se arrastou por páginas – obvio que é importante a construção de cada personagem – mas que nas últimas 50 páginas correm para que tudo aconteça, sem muitas vezes nem uma explicação ou sem explorar. Em alguns, poucos, capítulos a autora dá voz a personagens periféricos, mas não ao Will e eu não gostei disso. Nem um pouco. Principalmente porque dois deles para mim não acrescentaram em nada na história, foi capítulos em que havia uma necessidade de se ouvir a heroína.

Ok, eu sou a chata que não gosta de YA e agora está criticando. Não. Eu gosto de livros que me motivam e acontece que a maioria esmagadora desse tipo de livro não o faz, mas não é uma unanimidade. Minha história como leitora não passou por YA até eu ser quase adulta, talvez por isso não me sensibilize. E essa sou EU. Eu gosto de ler livros densos e minha versão de leitura leve é Jane Austen ou romances do século XIX. Isso não me faz nem pior nem melhor, apenas um tipo de leitora. Mas uma leitora que também está aberta a indicações. SEMPRE!

Me redimindo Me Before You é, claramente, um livro super leve. A narrativa vai te levar de forma bastante fluida e você vai se apaixonar aos poucos pelos personagens, principalmente pela simplicidade de cada um deles. Eles são comuns, gente como qualquer outra. Que erra, que fala coisas impensadas, que sofre, que se cala, que tem medo e que eventualmente crescem. Que, pra mim, é a maior lição desse livro. Crescimento pessoal.

“The thing about being catapulted into a whole new life – or at least, shoved up so hard against someone else’s life that you might as well have your face pressed against their window – is that it forces you to rethink your idea of who you are. Or how you might seem to other people.”*

Eu me recuso a achar que um livro não tem nada para me dizer. Eu sempre levo alguma coisa dele, mesmo que ínfima, mas que vale a pena. O sentido de um livro é dado por quem o lê. A conexão vem de diferentes formas, assim como na vida. Eu tenho afinidade com uns, mas não tenho com outros, mas, assim como na vida tudo que passa por nós tem um significado e basta que nós saibamos como interpreta-lo.

 

*”Ser atirada para dentro de uma vida totalmente diferente – ou,pelo menos, jogada com tanta força na vida de outra pessoa a ponto de parecer bater com a cara na janela dela – obriga a repensar sua ideia a respeito de quem você é. Ou sobre como os outros o veem.” (tradução oficial da edição em português)

Deixe um comentário

